Enfrentar a concorrência do mercado é um desafio comum a negócios de variados tamanhos. A sobrevivência em um ambiente em rápidas transformações demanda capacidade de identificar tendências, de se planejar e de se adaptar para conduzir a empresa ao êxito.
Neste contexto, o planejamento estratégico empresarial assume uma grande relevância. Ele é um exercício que permite que a empresa olhe para o futuro, analise o ambiente externo e, juntamente a isso, analise dados, defina cenários e metas em busca de novos desafios.
Se você quer aprender a estruturar um planejamento estratégico empresarial, siga com a leitura deste post!
Por que o planejamento estratégico é importante?
O planejamento estratégico é uma das bases para o sucesso empresarial. Ele proporciona uma visão de futuro, alinha prioridades, define objetivos claros e ajuda a empresa a resgatar sua essência e seus valores. Ou seja, prepara a empresa para fazer o que tem que ser feito, agindo da maneira certa.
O planejamento estratégico também é o momento de identificar oportunidades, discutir modelos de negócio, antecipar desafios e apontar os caminhos estratégicos que a empresa vai trilhar. Ou seja, é o momento de fazer escolhas e esboçar o futuro do negócio.
Como fazer um planejamento estratégico empresarial?
Agora que você viu a importância do planejamento estratégico, vale conferir os passos práticos para sua elaboração e implementação.
Veja os principais!
Elaboração ou revisão da Missão, Visão e Valores
Toda empresa deveria ter visão, visão e valores claramente definidos. Mais do que algo para se estampar nas paredes das empresas, trata-se de um guia fundamental para comunicar o jeito de ser de uma organização e quais são as regras do jogo.
Análise do ambiente externo e interno
Um planejamento estratégico empresarial começa com uma análise detalhada do ambiente externo e interno da empresa. A ferramenta mais conhecida para se realizar esta análise é a Análise SWOT, sigla em inglês para as palavras strengths, weaknesses, oppotunities e threats.
A partir desta análise, a empresa pode avaliar suas forças e fraquezas e definir estratégias para aproveitar oportunidades e mitigar ameaças externas.
Existem outras ferramentas que podem ser utilizadas, como a Análise PESTAL, utilizada para avaliar fatores políticos, econômicos, sócio-culturais, tecnológicos, ambientais e legais.
Elaboração de estratégias
A partir da análise do ambiente interno e externo, a empresa terá insumos para definir seus objetivos de longo prazo e, a partir deles, estabelecer prioridades de curto e médio prazo.
É importante que os objetivos estabelecidos estejam alinhados com a missão e os valores da organização.
Definição de metas e planos de ação
Com base na análise feita, será o momento de definir metas financeiras e para guiar o planejamento estratégico. Eles devem ser desafiadores, mas alcançáveis, refletindo a visão de longo prazo da empresa e alinhados com suas capacidades e recursos.
Por isso, neste momento também é hora de elaborar o plano de ação, definindo quais recursos serão necessários ao longo do tempo e quais são as responsabilidades de cada um para que o plano não caia no esquecimento.
Apoio de profissionais qualificados
A busca pelo suporte de profissionais especializados em planejamento estratégico pode ser vantajoso, pois a expertise e o conhecimento de especialistas podem enriquecer significativamente o processo.
Desse modo, a colaboração de profissionais qualificados na gestão do negócio tende a ser um diferencial no momento de lidar com questões de alta complexidades, montar um planejamento adequado e assegurar a execução bem-sucedida.
Monitoramento e avaliação constante
Por fim, monitore continuamente o progresso do plano estratégico e realize avaliações periódicas para garantir que ele esteja no caminho certo. Se necessário, reajuste os passos conforme novas informações ou mudanças no ambiente de negócios.
Afinal, insistir em uma estratégia que não está apresentando resultados gera a perda de recursos e de tempo, além de ser ineficaz.
Em suma, o planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta poderosa para orientar o sucesso de um negócio a longo prazo. Ao implementá-lo, a companhia estará mais preparada para seguir em direção ao crescimento e à sustentabilidade no mercado.
Gostou de conferir essas dicas do universo empresarial? Aproveite e veja como traçar métricas financeiras para navegar no caminho certo!