Ter em mãos informações confiáveis e atualizadas é um fator determinante para a qualidade da gestão de uma empresa. Quando falamos especificamente dos indicadores financeiros, ter essas informações pode ajudar a garantir a saúde financeira de uma empresa.
Nesse artigo vamos apresentar alguns indicadores utilizados para avaliar desempenho e saúde financeira das empresas. Vamos explicar os indicadores numa sequência lógica, buscando deixar os mais complexos para o final do texto. Você não precisa utilizar todos eles, nosso objetivo aqui é apresentar opções para você avaliar se sua empresa está no caminho certo. Assim você pode escolher algumas métricas, testar na prática, ter dúvidas e buscar mais informações a respeito. Divirta-se!
Os indicadores financeiros servem para:
- Medir a saúde financeira da empresa
- Aperfeiçoar decisões gerenciais
- Identificar oportunidades
- Elaborar projeções
- Embasar uma estratégia
Neste artigo vamos falar de:
- Indicadores de Lucratividade
- Indicadores de Atividade
A seguir, vamos explicar como calcular e interpretar alguns indicadores financeiros.
INDICADORES DE LUCRATIVIDADE
Os dados para estes indicadores são obtidos na DRE.
- Margem Bruta (%)
Este indicador demonstra quanto sobra das receitas de uma empresa depois de deduzir os custos de comprar ou fabricar seus produtos ou prestar seus serviços. É dessa margem bruta que sai todo o recurso necessário para pagar as despesas.
- Cálculo: Margem bruta = (Lucro Bruto / Faturamento) * 100
- Importância: a margem bruta é um importante indicador de rentabilidade do negócio, pois é afetado por variáveis como o preço, a variedade e o volume de venda de cada produto ou serviço.
- Margem de Contribuição (%)
A margem de contribuição aponta o quanto vai “sobrar” para a empresa em cada venda, depois de pagar custos e despesas variáveis (custos da venda, matéria-prima, impostos) necessários para produção do produto ou prestação de serviço.
- Cálculo: Margem de Contribuição = Faturamento – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
- Importância: quanto maior a margem de contribuição, melhor. A margem de contribuição é a parcela do resultado que cobre os gastos fixos e gera lucro. Um produto com margem de contribuição negativa estará consumindo parte da capacidade de geração de lucro de outros produtos.
- Ponto de Equilíbrio (R$)
O Ponto de Equilíbrio refere-se ao nível de venda em que não há lucro nem prejuízo, no qual os gastos totais (custos e despesas) são iguais às receitas totais.
- Cálculo: Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas / Margem de Contribuição (%)
- Importância: conhecer qual o ponto de equilíbrio permite que a empresa saiba exatamente qual o mínimo de vendas necessário para não ter prejuízo.
- Margem EBITDA (%)
Este indicador demonstra quanto sobra das receitas de uma empresa depois de pagar os custos e despesas da operação. Ou seja, é o resultado operacional.
- Cálculo: Margem EBITDA = (EBITDA / Faturamento) * 100
- Importância: se uma empresa não gera EBITDA, ela não tem uma operação rentável. Toda a amortização de empréstimos e o pagamentos de alguns impostos são feitos com o EBITDA que a empresa gera. Este indicador é usado para comparar o desempenho de empresas diferentes, pois coloca todas numa mesma base de comparação.
- Margem Líquida (%)
Este indicador demonstra quanto sobra das receitas de uma empresa depois de pagar os custos, despesas, impostos e juros do banco.
- Cálculo: Margem líquida = (Lucro Líquido / Faturamento) * 100
- Importância: através do cálculo da margem líquida é possível identificar se o negócio faz sentido financeiramente, ou seja, se está gerando lucro. Assim como a margem EBITDA, este indicador pode ser usado para comparar o desempenho de empresas é bastante usado por investidores.
INDICADORES DE ATIVIDADE
Os dados para estes indicadores são obtidos no balanço patrimonial
- Prazo Médio de Recebimento – PMR (dias)
Este indicador mostra o número de dias decorridos entre a realização da venda e o recebimento do valor referente à venda. Quando o recebimento é parcelado, isso também é contabilizado no prazo.
- Cálculo: PMR = (Contas a receber / Faturamento) * 360 dias
- Importância: este indicador demonstra o quanto a empresa tem que financiar as compras feitas pelos clientes. Via de regra, quanto maior o PMR, pior para a empresa. O PMR é influenciado por muitos fatores, tais como o segmento de atuação da empresa, a política de vendas de cada negócio e a eficiência do processo de cobrança.
- Prazo Médio de Estocagem – PME (dias)
Este indicador mostra o número de dias decorridos entre a entrada de um produto no estoque da empresa e a sua saída no momento da venda. É um indicador muito importante para comércios e indústrias, e raramente utilizado em empresas de serviços.
- Cálculo: PME = (Estoque / Custos) * 360 dias
- Importância: o controle de estoque é fundamental para que a empresa não comprometa seu caixa além do necessário. Quanto maior o volume de dinheiro empregado no estoque de matérias-primas e produtos acabados, menor a disponibilidade de recursos para aplicação em outros fins.
- Prazo Médio de Pagamento – PMP (dias)
Este indicador mostra o número de dias decorridos entre o momento da compra e o pagamento a fornecedores.
- Cálculo: PMP = (Contas a pagar / Compras anuais) * 360 dias
- Importância: o PMP é determinado por variáveis como o relacionamento e o processo de pagamento a fornecedores. Quanto maior o PMP, melhor para a empresa, pois mostra que ela tem mais prazo para pagar seus fornecedores.
- Ciclo Financeiro (dias)
Este indicador mostra o número de dias decorridos entre o pagamento a fornecedores e o recebimento da venda feita ao cliente final.
- Cálculo: Ciclo financeiro = (Prazo médio de estocagem) + (Prazo médio de recebimento) – (Prazo médio de pagamento)
- Importância: o ciclo financeiro mostra a média de dias em que a empresa precisa financiar sua operação até que ela receba pelas vendas feitas aos clientes, partindo da data em que ela realiza os pagamentos a seus fornecedores. Ou seja, é o recurso necessário para “girar” o negócio.
- Necessidade de capital de giro (R$)
A necessidade de capital de giro é o valor, em R$, necessário para financiar o ciclo financeiro. Ou seja, a quantidade de dinheiro necessária para bancar a manutenção do funcionamento da empresa.
- Cálculo: NCG = Contas a Receber + Estoque – Contas a Pagar
- Importância: a partir do momento em que a empresa sabe qual é a sua necessidade de capital de giro, ela consegue definir estratégias com mais clareza e traçar planos para obtenção de recursos.
Independente do segmento ou porte da empresa, é possível medir o resultado das atividades e a saúde financeira do negócio. A clareza proporcionada por tais informações pode ser o fator decisivo para saber se a sua empresa está no caminho certo. Não deixe de testar algumas destas métricas!