Boas práticas de gestão de inadimplência

Diante desses números, surgem vários questionamentos: o que fazer para lidar com esse tipo de cliente, como controlar a inadimplência, qual será o relacionamento com eles e ainda, qual será o perfil desse inadimplente, será que é possível identificar e evitar que o problema aconteça? Neste artigo, você terá a resposta para todas essas perguntas!

Um dos primeiros fatores de uma grande crise econômica é o surgimento da inadimplência. E, como os tempos não estão fáceis, a consequência não poderia ser outra, senão o aumento da inadimplência no Brasil. Com a escassez de dinheiro, os credores ainda têm que passar por outra situação desagradável: cobrar!

Todo empresário sabe que, infelizmente, a inadimplência nas empresas é um fator cada vez mais presente no cotidiano organizacional. E isso acaba por atrasar questões como fechamento de balanço financeiro e dificulta a execução de planejamentos.

Além de todas essas deficiências administrativas, os gestores ainda devem se preocupar com o método de abordagem na cobrança. Caso contrário, o cliente pode se sentir insultado e o empresário terá mais dificuldade para reaver a quantia. A inadimplência mina o crescimento da empresa e traz sérios problemas para a continuidade do negócio. Neste post vamos comentar sobre quatro problemas que a inadimplência traz para sua empresa e dar algumas ideias de como ela pode ser evitada!

Problemas de uma má gestão de inadimplência

  • Relacionamento ruim com os clientes: uma cobrança feita sem um bom planejamento e não observando as regras previstas em lei pode ocasionar sérias consequências para empresa, como danos irreparáveis para a relação com o cliente ou até mesmo processos judiciais.
  • Problemas de controle do fluxo caixa: se a empresa fica com seu recebimento baixo, logicamente sua capacidade de efetuar pagamentos é comprometida e com isso a saúde financeira do negócio.
  • Projeção errada de faturamento: sem levar em consideração que poderá haver inadimplentes a empresa pode tomar decisões equivocadas, por exemplo contraindo empréstimos que não conseguirá pagar.

Boas práticas

Conheça o tipo de inadimplente:

  • Negligente: se trata de um devedor que não paga as contas por falta de planejamento, organização e muitas vezes apenas pelo esquecimento. 
  • Ocasional: diferente do negligente, esse devedor busca manter suas contas organizadas e por motivos pontuais ou algum problema específico se torna inadimplente. 
  • Mau pagador: esse tipo de inadimplente frequentemente não costuma cumprir suas obrigações e está acostumado à cobranças. Resolver pendências com um mau pagador exige firmeza na cobrança e, caso necessário, o uso de recursos legais.

Controle interno

É responsabilidade da empresa manter o controle dos prazos de recebimento e clientes inadimplentes, já que impacta diretamente a saúde financeira da empresa e a garantia do cumprimento das suas obrigações. Além disso, a falta de uma bom controle pode gerar cobranças indevidas o que afeta negativamente a relação de confiança entre a empresa e o cliente.  

Política de cobrança

Para garantir maior eficiência nas cobranças, é muito importante que a empresa estabeleça uma política de cobrança, que consiste em mapear e documentar todos os passos tomados para cobrar o devedor até receber o pagamento. Uma forma de fazer isso é utilizar régua de cobrança, documento usado para marcar as datas importantes no processo de cobrança e quais ações devem ser tomadas.

Exemplo régua de cobrança:

Cuidados com exposição indevida

Como mencionado anteriormente, a legislação delimita as medidas de cobrança para que não ocorra exposição indevida do devedor. O cuidado que se deve ter é nunca falar sobre a situação de inadimplência do cliente com terceiros ou publicamente. Portanto, seus colaboradores devem ser treinados, de forma que ninguém crie situações que possam ser interpretadas como ofensa pelo cliente.

Fornecer alternativas

Foi visto que existem diversos motivos que podem levar seus clientes a não pagarem suas obrigações, assim é relevante para o processo de cobrança que você entenda as razões pelas quais seu cliente se tornou inadimplente para avaliar se será possível ou necessário flexibilizar as condições da dívida. 

Conclusão

Como se pode perceber, o combate ao endividamento exige uma boa política de cobrança, rigorosa avaliação de crédito, e profissionais que possibilitem suporte, fazendo com que o relacionamento de empresa e clientes temporariamente inadimplentes não desmorone.

E você, o que pensa sobre a forma que as organizações lidam com a questão da inadimplência e com os diferentes perfis inadimplentes? Sua empresa faz uso de ferramentas inteligentes para minimizar esse índice?

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