Por Tânia Nogueira e Ana Eliza Kohler
Ao longo dos anos, quando conduzimos nossos projetos de consultoria e educação financeira em nossos clientes, nos deparamos com clientes dizendo que gostariam de ter um diretor financeiro, mas que não conseguem pagar por um profissional com esta bagagem. Quando escutamos isso, tentamos entender o que exatamente isso significa. O que o dono ou dona de uma empresa esperam que um diretor financeiro faça e que ainda não é feito em suas empresas? Qual é o conjunto de atribuições que trariam benefícios à empresa, mas que muitas vezes não são obtidos quando se trata de uma gestão feita pelo próprio dono ou por alguém da família?
Na verdade, essas empresas almejam uma gestão financeira profissional. Percebemos esse desejo em empresas que apresentam sintomas como:
- As finanças pessoais e da empresa são misturadas
- Não existe um processo estruturado de planejamento e orçamento
- As informações financeiras não são organizadas nem consolidadas
- Não existe uma rotina financeira, o financeiro é feito quando sobra tempo
- Não existe um processo estruturado de definição de preço de venda
- Não existe um controle de estoque bem feito
- A empresa não define um nível esperado de reservas financeiras
- A empresa não tem indicadores financeiros
- A empresa não utiliza dados para tomar decisões
A gestão financeira profissional, apesar de assustar muitos empreendedores, na prática se trata de rotinas bastante simples. Existem alguns princípios básicos de uma gestão financeira profissional que são:
1. Planejamento Financeiro
Muitas empresas não têm o costume de acompanhar seus resultados históricos, e por isso têm dificuldade de entender o momento atual e projetar o cenário futuro. O planejamento é um fator determinante para uma boa gestão financeira.
2. Controle Financeiro
De nada adianta uma empresa elaborar um planejamento se ele não for colocado em prática, acompanhado e corrigido quando necessário. O controle financeiro ajuda a empresa a avaliar se seus objetivos estão sendo alcançados ou não.
3. Tomada de Decisão Financeira
O principal indício de que uma empresa possui uma boa gestão financeira é se ela tem dados e informações financeiras confiáveis e os utiliza para tomar decisões.
O impacto de uma equipe financeira profissional vai muito além de contas a pagar e a receber. Essa equipe contribui das seguintes maneiras:
- Ajudando a empresa a ter um plano claro
- Monitorando a situação e a saúde financeira da empresa
- Aumentando a eficiência dos gastos da empresa
- Garantindo que os clientes paguem num prazo adequado para o seu negócio
- Resolvendo os problemas assim que eles aparecem, antes que se tornem maiores
Além de ser um pilar fundamental para que uma organização tenha bons resultados, uma boa gestão financeira traz alguns benefícios como:
- Uma gestão efetiva do fluxo de caixa da empresa, em detrimento de uma gestão das contas a pagar
- Ser uma fonte confiável de informações e insights para a tomada de decisões
- Ser um aliado na hora de tomar decisões estratégicas e avaliar o impacto delas no resultado da empresa
- Ajudar a empresa a se planejar e a criar reservas financeiras
- Desenvolver relatórios gerenciais
- Ser o responsável por fazer negociações com bancos e definir a melhor estratégia para a empresa ao contrair um empréstimo bancário
- Automatizar relatórios e informações, gerando um histórico confiável da empresa
- Fazer a interface com escritórios de contabilidade
Empresas que não possuem uma equipe financeira estruturada, ou até mesmo carecem da figura de liderança na área financeira, podem usufruir dos benefícios de uma gestão financeira profissional fazendo uso de um BPO Financeiro. A terceirização da operação financeira, além de segura e confiável, proporciona o benefício da contratação de um especialista qualificado, confiável e que aplique as melhores práticas de mercado na gestão dos negócios. Para mais informações sobre BPO Financeiro, visite o site da GrowIN Soluções em Negócios.