4 Tendências de governança corporativa

Muito tem sido falado sobre o tema da governança corporativa nas empresas. A governança corporativa não é um mero jargão de mercado, mas engloba um conjunto de práticas e processos que, se bem implantados, são capazes de aumentar a transparência, a boa conduta e a satisfação dos stakeholders de uma companhia.

A governança corporativa pode ser implantada tanto em empresas de capital aberto quanto em empresas menores e até mesmo em startups. Existem adaptações a serem feitas em cada porte e realidade de empresa, mas todas podem usufruir da governança corporativa.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira 4 tendências de governança corporativa.

1. Uso da IA na governança corporativa

A ascensão da IA (inteligência artificial) pode ter um efeito transformador na governança corporativa, pois pode facilitar o processo de tomada de decisão e a gestão de riscos. A inteligência artificial, com sua a capacidade de analisar grandes volumes de dados e automatizar tarefas, pode contribuir para a tomada de decisões mais ágeis utilizando análises robustas de dados.

O impacto da IA na governança também pode ser sentido por meio da utilização de ferramentas que contribuem para uma comunicação clara com os investidores. Isso por ser feito meio de apresentações automatizadas ou por meio do uso de plataformas específicas para o compartilhamento de dados. 

Contudo, desafios como a ética da IA e a segurança cibernética requerem atenção no momento de implementar inovações desse tipo, especialmente em relação à segurança das informações. 

2. Maior atenção à sustentabilidade e responsabilidade social

Nos últimos anos, o consumidor está mais exigente quanto à sustentabilidade e responsabilidade social das empresas. Assim, cresce a necessidade de as companhias terem maior atenção aos critérios ESG (environmental, social, governance — ou ASG, na tradução, ambiental, social e governança).

Essa mudança vai além das práticas verdes ou de programas sociais, representando uma nova visão sobre os objetivos corporativos. Na realidade, é preciso ajustar as operações das empresas, visando a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e as boas práticas de governança.

3. Conformidade regulatória e transparência na gestão empresarial

Você deve ter observado o surgimento de leis impondo maior transparência e responsabilidade corporativa nas empresas. Isso abrange normas mais estritas para a divulgação de informações, gestão de conflitos de interesse, proteção de dados dos clientes, entre outras.

Apesar de o objetivo dessas mudanças negócios ser o fomento de negócios que tenham transparência e integridade, essas mudanças representam desafios, como a complexidade na aplicação das leis e os custos de conformidade. Portanto, é preciso estar atento para agir rapidamente diante de mudanças legislativas e adequar o negócio.

4. Igualdade no tratamento de stakeholders

Outra tendência em alta no mundo corporativo é a igualdade no tratamento de stakeholders. O termo se refere a todas as pessoas e organizações impactadas pelas ações do seu negócio.

Esse é um movimento que já é observado de perto pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) — órgão que regula e fiscaliza o mercado financeiro brasileiro — nas empresas de capital aberto na bolsa de valores.

Entretanto, o tema também é relevante para pequenas e médias empresas. Isso porque a equidade deve abranger todos os agentes internos e externos do negócio — colaboradores, clientes, parceiros comerciais, fornecedores, gestores, sócios etc.

Para buscar esse equilíbrio, é necessário que as empresas sejam transparentes sobre suas políticas e práticas. Isso inclui mostrar que todas as operações são feitas em condições justas, sem privilegiar um investidor ou grupo específico. 

Neste conteúdo, você viu 4 tendências em governança corporativa e compliance. Elas refletem uma crescente conscientização sobre a importância da ética e transparência nos negócios. Portanto, não deixe de adotá-las para contribuir com a criação de um ambiente empresarial mais justo e responsável.

Se você gostou das dicas sobre governança corporativa e compliance vistas neste post, compartilhe-o para que mais pessoas saibam sobre essas tendências!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Postagens recentes

  • All Post
  • Finanças
  • Gestão Financeira
  • Indicadores Financeiros
  • Inovação
  • Métricas financeiras
  • Planejamento Financeiro
  • Sem categoria

Agende uma conversa

Na busca pela excelência financeira, somos mais que consultores: somos parceiros de confiança. Acreditamos que as empresas merecem soluções sob medida, adaptadas às suas necessidades específicas. O seu sucesso é o nosso maior impulso!

Fale com um Consultor

Entre em contato com GrowIN

Especialistas em gestão e finanças 

Links úteis

 @2023 Creative UP – Todos os direitos reservados