Como funciona o processo de reestruturação financeira?

Quando a empresa encontra dificuldades de arcar com as suas obrigações, administrar bem os recursos ou manter uma boa gestão das finanças, pode ser necessário realizar uma reestruturação financeira. 

A reestruturação financeira faz um mergulho profundo na operação da empresa e busca caminhos para tornar a empresa viável financeiramente. Assim, quando parece que a empresa não está conseguindo sobreviver de maneira saudável para arcar com seus compromissos, é possível recorrer a essa solução, analisar de perto a operação, as dívidas e os investimentos que estão sendo realizados.

Quer conhecer mais sobre a reestruturação financeira? Continue a leitura para saber como a solução funciona e os passos desse processo!

Como a reestruturação financeira funciona?

A reestruturação financeira envolve uma análise geral do negócio e busca uma solução aderente aos problemas e desafios encontrados em casa empresa. Para tanto, ela avalia os resultados passados, a situação atual e as projeções do negócio para identificar meios de melhorar o desempenho da gestão.

A partir desta análise é possível identificar problemas crônicos que, por exemplo, afetam a saúde financeira do negócio ou apontar decisões estratégicas que precisam ser tomadas. Este diagnóstico terá como desdobramento a elaboração de um plano de contingência para retomar a saúde da empresa.

Etapas de um processo de reestruturação financeira

Entendendo o funcionamento básico da reestruturação financeira, é interessante saber quais passos podem compor esse processo. É importante destacar que o objetivo principal desta solução é criar um plano de contingência claro e mensurável para reverter a situação financeira da empresa. 

Ao contar com a Growin, por exemplo, o seu negócio terá suporte em cada uma dessas etapas:

Diagnóstico inicial

O primeiro passo para a reestruturação financeira é o diagnóstico. Nessa etapa são realizadas entrevistas internas com pessoas-chave da empresa com o objetivo de ter um panorama geral do negócio, entender os acontecimentos mais recentes, e obter inputs internos de quem está inserido na realidade do negócio. As pessoas que estão inseridas na operação, na maioria das vezes, detêm um vasto conhecimento!

Análise resultados

A análise dos resultados é feita principalmente a partir da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e do fluxo de caixa para entender a saúde financeira do negócio, as variáveis que exercem maior impacto sobre a situação da empresa e como isto vem evoluindo ao longo do tempo.

Em outras palavras, é feita uma avaliação dos indicadores financeiros do negócio para identificar a rentabilidade da empresa, os gastos que estão “drenando” o caixa da empresa e os maiores gaps nos custos, despesas, investimentos e despesas financeiras, apontando as áreas críticas em que uma recuperação será necessária.

Análise de processos internos

O passo seguinte é um mergulho na operação do negócio. É feito um estudo minucioso dos processos internos e são analisados controles específicos das áreas a fim de entender mais a fundo os processos por meio de números. A partir deste entendimento, são apontadas as variações, os gaps de eficiência e a necessidade de ganho de eficiência para que o modelo de negócio seja viável. Nesta análise, pode-se utilizar benchmarks externos caso estes estejam disponíveis.

Análise de causas

Uma vez feito esse mergulho na operação, pode-se utilizar as informações obtidas para compreender as causas dos problemas. A análise de causa pode ser realizada com a participação ativa de pessoas-chave da organização a fim de se obter um diagnóstico detalhado dos problemas e complementar as diferentes visões.

Plano de contingência

Após as etapas anteriores, com as análises aprofundadas, a equipe responsável pela reestruturação elaborará um plano de contingência. Este plano de contingência deve evidenciar as iniciativas estratégicas que a empresa deve colocar em prática, além de apresentar o impacto de cada uma delas no resultado global.

É importante que este plano de contingência também aponte os responsáveis internos por executar cada iniciativa levantada.

Acompanhamento

O processo de implementação do plano deve ter o acompanhamento de uma equipe responsável, podendo levar meses para ser executado. Durante o período, são realizadas as ações necessárias para reverter o cenário.

Como você pôde ver, a reestruturação financeira viabiliza uma avaliação profunda da situação da empresa, identificando os pontos falhos e as melhorias a serem executadas. O procedimento ajuda, ainda, a otimizar o orçamento do negócio — o que pode ser decisivo para a recuperação e a continuidade do empreendimento.

Sabia que a sua empresa pode contar com o auxílio de uma equipe especializada para realizar essa reestruturação financeira? Entre em contato com a Growin e entenda mais sobre a solução!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Postagens recentes

  • All Post
  • Finanças
  • Gestão Financeira
  • Indicadores Financeiros
  • Inovação
  • Métricas financeiras
  • Planejamento Financeiro
  • Sem categoria

Agende uma conversa

Na busca pela excelência financeira, somos mais que consultores: somos parceiros de confiança. Acreditamos que as empresas merecem soluções sob medida, adaptadas às suas necessidades específicas. O seu sucesso é o nosso maior impulso!

Fale com um Consultor

Entre em contato com GrowIN

Especialistas em gestão e finanças 

Links úteis

 @2023 Creative UP – Todos os direitos reservados