Empresas que buscam atrair um investidor, formar ou dissolver uma sociedade precisarão em algum momento fazer uma análise para saber qual é o seu valor. Em outras palavras, elas precisarão fazer um valuation de suas empresas.
Valuation nada mais é do que o processo de estimar o valor de uma empresa de maneira sistematizada, lançando mão de um modelo quantitativo e aceito pelo mercado. Diversas variáveis podem influenciar no resultado de um valuation, desde o nível de detalhamento da análise, as premissas utilizadas para avaliar o mercado de maneira geral, o segmento de atuação e, claro, as questões levantadas sobre a empresa em si. Ou seja, por mais que exista muita matemática por trás dos números, sempre haverá alguma subjetividade no parecer final.
Existem profissionais tecnicamente capacitados para realizar esta avaliação. Nós na GrowIN, por exemplo, temos o valuation como um dos produtos de nosso portfólio. Se tiver interesse pelo tema, veja mais informações neste artigo.
Por que o valuation é importante?
Valuation é importante para o empresário porque:
- Permite que o empresário avalie se a proposta oferecida por um potencial investidor está dentro de um parâmetro aceitável;
- Pode ajudar a atrair investidores para o negócio;
- Ajuda o empresário a entender quais aspectos do negócio contribuem positivamente e negativamente para o valor da empresa;
- Além disto, leva a empresa a fazer uma análise financeira completa e a definir metas de longo prazo, e para fazer isto será necessário planejar as perspectivas futuras do negócio e buscar entender o mercado em profundidade.
Do lado do investidor, o valuation é importante porque:
- Investir em empresas sempre envolve incertezas, e ter em mãos um valuation realizado por um profissional utilizando critérios justos ajuda a transmitir segurança para o investidor;
- No caso de startups, pode ajudar o investidor a entender, a partir das premissas definidas para o valuation, quão promissora é a ideia na qual ele está apostando;
- Deixa o investidor mais seguro em relação ao que é esperado dele e qual é o retorno esperado.
Métodos de valuation
Existem alguns métodos de valuation. Todos eles têm vantagens e desvantagens, como você perceberá. A escolha do melhor método pode variar conforme a situação ou necessidade, e o valor final encontrado pode variar dependendo do método utilizado e das premissas consideradas na avaliação.
Alguns dos métodos de valuation são:
Método do fluxo de caixa descontado
É o método de valuation mais comum. Existem simuladores que aplicam este método de maneira extremamente simplificada, até mesmo superficial, mas o ideal é fazer uma análise detalhada da empresa ao aplicar este método.
Não existe um consenso sobre a viabilidade de se aplicar este método em startups. Ao mesmo tempo em que alguns afirmam que não é possível prever os próximos cinco anos de uma startup, um potencial investidor vai demandar informações e projeções antes de decidir investir num negócio. Ou seja, a startup que está buscando investidor está sempre de olho no tamanho de seu potencial mercado, no quanto ela quer capturar deste mercado e em quais estratégias irá lançar mão para atingir o crescimento esperado. Além disto, ela terá que prestar contas a seus investidores sobre os resultados alcançados.
Resumidamente, este método consiste em:
- Projetar vendas, custos e despesas da empresa, e consequentemente seu fluxo de caixa, para um determinado período (geralmente 5 anos);
- Determinar a taxa de desconto, ou seja, a taxa aplicada sobre o valor futuro para saber quanto valeria no presente. Essa taxa leva em consideração fatores como os números do setor de atuação da empresa, o custo de oportunidade do investidor em realizar investimentos em outros setores e os riscos inerentes à atividade da própria empresa.
- Calcular o valor presente de todos os fluxos, inclusive o da “perpetuidade”, afinal a empresa não vai fechar as portas daqui a 5 anos.
- Calcular o valor residual, ou seja, o valor dos bens e negócios no fim da sua vida útil. Imóveis, máquinas e automóveis são exemplos de itens avaliados pelo seu valor ao final da vida útil para estimar o valor de venda do bem no futuro.
Este é, de longe, o modelo que envolve mais cálculos, e por isso é também o que traz mais profundidade na análise.
Método dos múltiplos de mercado
Este método é utilizado quando se deseja fazer uma análise comparativa do desempenho de empresas com características similares, tais como o tamanho e o setor de atuação. Esta análise é bastante útil quando se tem ativos comparáveis e quando o que se espera é uma interpretação simples e rápida. No entanto, ele exige a disponibilidade de informações de empresas semelhantes no mercado.
Alguns dos múltiplos mais comumente utilizados são:
- Múltiplos de resultado: aqui são utilizadas variáveis como receita, EBITDA, lucro ou até mesmo fluxo de caixa para determinar o valor de uma empresa com base na comparação com os mesmos parâmetros de uma empresa semelhante. Por exemplo: se a empresa X vale 5 vezes o seu EBITDA, a empresa Y com características semelhantes também valerá 5 vezes o seu EBITDA;
- Múltiplos setoriais: a lógica é a mesma dos múltiplos de resultado, porém as empresas utilizadas na comparação se restringem a empresas do mesmo setor. O objetivo é criar uma comparação justa e medir empresas que supostamente tenham as mesmas especificidades;
- Múltiplo de lucro por ação: é análise comparativa entre duas ou mais empresas quando se calcula o resultado da fórmula matemática (Preço por ação) / (Lucro por ação). Este cálculo é possível quando as empresas são listadas na Bolsa de Valores;
- Múltiplo de valor patrimonial: é análise comparativa entre duas ou mais empresas quando se calcula o resultado da fórmula matemática (Valor de mercado)/(Patrimônio líquido). Assim como no item anterior, este cálculo é possível quando as empresas são listadas na Bolsa de Valores.
Método do valor patrimonial
É um método que tem como base a avaliação do patrimônio líquido da empresa. Para se chegar a este valor, é preciso somar todas as contas de ativos circulantes (caixa, valores a receber de clientes, despesas antecipadas etc.) e não circulantes (imóveis, máquinas, estoque, equipamentos, veículos etc.). Depois, subtraem-se as dívidas e obrigações do passivo circulante e não circulante da empresa (obrigações trabalhistas, fornecedores, obrigações tributárias etc).
Este método é mais tradicional e permite avaliar o momento presente da empresa. Não é realizada nenhuma espécie de projeção futura.
Método do valor de liquidação
Este método consiste em somar os ativos e subtrair os passivos, a fim de saber qual é o valor de liquidação da empresa. Como o próprio nome diz, geralmente é usado quando a empresa está encerrando suas atividades.
Neste método não faz sentido falar em projeções futuras de resultado. Por isto, o valor apurado nada mais é do que uma “foto” do momento presente do negócio, podendo ser um norte para quem deseja adquirir os patrimônios de uma empresa que está fechando sua operação.
Conclusão
Fazer valuation pode não ser uma tarefa tão simples. É um processo que pode ser bastante complexo, mas também bastante benéfico na medida em que gera informações relevantes sobre a capacidade futura de um negócio em gerar valor para seus donos e investidores.
Como pudemos ver neste texto, existem vários métodos de valuation. Se você está pensando em contratar um valuation para sua empresa, busque informações a respeito do tema e conte com a ajuda de um profissional capacitado.