Muitas pessoas podem interpretar erroneamente que inovação significa imprevisibilidade e fazer sempre algo inesperado. A falta de previsibilidade num negócio pode levar empresas a perderem tempo, esforço e recursos em caminhos que não eram tão promissores, além de gerar erros e instabilidades. Além disso, ser imprevisível impede as empresas de fazerem algo muito importante: tomar a frente de eventos, setores ou oportunidades.
Em nossos artigos, falamos frequentemente da importância de gestores das empresas terem controles confiáveis e um bom planejamento na área financeira. Na GrowIN nós acreditamos na gestão financeira eficiente como meio para garantir uma base sólida para as empresas e a confiabilidade para tomar boas decisões, sejam elas arriscadas ou não. Acreditamos também que a imprevisibilidade das empresas pode estar justamente em ter uma qualidade de gestão superior, o que por si só já pode diferenciá-las das demais. A imprevisibilidade, quando vista como substituta para uma boa estratégia, pode ter alguns efeitos como:
1) Grande sensibilidade a crises:
Talvez o principal embate de ter um negócio que não tenha alguma previsibilidade é que os eventos inesperados têm um impacto muito forte sobre o seu negócio num curtíssimo espaço de tempo. Pode ser a perda de um grande cliente, um crescimento na inadimplência, o surgimento de um concorrente. Embora nem todas as variáveis estejam sob nosso controle, é de extrema importância que se conheça o impacto de cada uma delas no nosso negócio. Empresas que trabalham com números, projeções e demonstrativos financeiros confiáveis conseguem simular cenários e traçar um plano de retomada com maior velocidade do que as empresas com maior instabilidade.
2) Dificuldade de crescimento:
Se sua empresa faz diversas apostas em novos produtos, sem necessariamente definir critérios claros de retorno ou sem distribuir essas apostas ao longo do tempo, pode ser mais difícil crescer. O recurso que poderia estar alocado num negócio mais promissor acaba sendo investido sem planejamento. Portanto, ser imprevisível sem um bom plano por trás pode inclusive prejudicar o crescimento da empresa. Em nossos clientes, sempre criamos controles financeiros simples, porém muito eficientes, que permitem que as lideranças façam simulações e atualizem variáveis rapidamente para ver seus impactos no fluxo de caixa e no resultado da empresa.
3) Descontrole nos gastos:
A imprevisibilidade de um negócio pode também gerar um descontrole financeiro, gerando inclusive impacto no fluxo de caixa das empresas. Já atendemos diversos casos de clientes que nos chamam porque foram “pegos de surpresa” pelo caixa da empresa e, na maioria dos casos, este problema foi gerado por falta de planejamento no aumento de gastos, sejam eles de natureza operacional ou financeira. Sempre mostramos que um bom planejamento envolve inclusive projetar o resultado futuro, de forma que as empresas possam tomar decisões sabendo, de antemão, o impacto estimado no resultado.
4) Aumento das despesas financeiras:
A falta de previsibilidade, muitas vezes, leva as empresas a contraírem créditos mais caros, a exemplo do cheque especial. Projetando o fluxo de caixa, bem como conhecendo os indicadores de prazo de pagamento, prazo de recebimento e de inadimplência, conseguimos estimar com maior precisão a necessidade de capital de giro da operação e assim ter segurança na tomada de crédito, tanto em relação ao valor quanto às taxas de juros. Além da negociação de capital de terceiros, os controles e projeções são fortes aliados nas negociações de prazos junto aos clientes e fornecedores.
5) Impacto negativo no ambiente organizacional:
Além de todos os impactos diretos no resultado da empresa, a falta de previsibilidade, metas e projeções, pode gerar uma falta de confiança nas relações interpessoais, pois sua equipe interna pode não entender para onde está indo o barco. O sentimento de ser surpreendido negativamente pode gerar um desconforto na equipe e isso pode, em algum momento, levar inclusive à perda de talentos nas empresas.
Portanto, a grande lição que percebemos em nossos clientes é a importância de estar sempre de olho nas necessidades da empresa, de saber claramente qual é o problema que sua empresa resolve e, de alguma maneira, conseguir trilhar um caminho de forma consistente e disciplinada. Além disso, é fundamental ter um bom plano, projeções financeiras confiáveis e um controle constante de resultados para apoiar os gestores na definição das estratégias.