IFRS 18: conheça o novo padrão para as demonstrações financeiras!

Nos últimos anos, observa-se uma necessidade cada vez maior de transparência nas interações corporativas junto ao público. Um marco importante nessa trajetória foi a implementação do padrão contábil chamado IFRS 18.

Ele oferece instrumentos avançados para uma análise mais precisa da condição financeira das empresas. Portanto, a sua implementação no negócio é considerada positiva, embora questões sejam levantadas sobre a viabilidade de adaptação às mudanças.

Você quer aprender o que é IFRS 18 e quais mudanças o padrão para as demonstrações financeiras empresariais propõe? Confira!

O que é IFRS 18?

IFRS 18 é a sigla para international financial reporting standards, ou normas internacionais de relatório financeiro 18. Elas foram emitidas em abril de 2024 pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade — o IASB (International Accounting Standards Board). 

A sua proposta é estabelecer diretrizes detalhadas para a estruturação da demonstração do resultado das empresas. O objetivo é oferecer uma visão mais clara e comparável do desempenho financeiro das companhias, visando facilitar as decisões de investimento.

O uso do modelo passa a ser obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2027. Portanto, as empresas ganharam tempo para adaptar seus sistemas, treinar equipes e ajustar seus relatórios financeiros.

Qual é o novo padrão para as demonstrações financeiras empresariais?

Como você viu, a IFRS 18 representa uma evolução na forma como as empresas devem apresentar suas demonstrações financeiras. A norma exige que a DRE (demonstração de resultados do exercício) seja detalhada em 5 classificações.

São elas:

  • operacional: engloba informações de receitas e despesas com as principais atividades da companhia;
  • investimentos: abrange os ganhos e gastos de investimentos e ativos que rendem de maneira independente;
  • financiamentos: inclui as transações para captação de recursos juntamente às receitas e despesas de juros relacionadas;
  • Imposto de Renda: exige o apontamento de recolhimentos feitos ao Fisco;
  • operações descontinuadas: trata-se da contabilização e divulgação de ativos não correntes destinados à venda e operações que foram descontinuadas. 

A IFRS 18 também traz itens a mais para a estruturação do DRE, em relação ao padrão anterior. Além disso, ela prevê mudanças na demonstração do fluxo de caixa e obriga a empresa a divulgar suas demonstrações financeiras em uma nota única, a MPM (management performance measures).

Como se adaptar às novas regras?

Vendo que a IFRS 18 traz diferentes mudanças na apresentação dos relatórios contábeis de uma companhia, você pode querer saber como se adaptar às novas regras. A dica nesse sentido é contar com as soluções financeiras de uma consultoria qualificada — a exemplo da Growin.

Nosso time de profissionais pode ajudar o seu negócio a organizar a gestão financeira e a atualizar os seus demonstrativos financeiros. A solução inclui as modificações necessárias para ajustar seu plano de contas e atender às exigências da IFRS 18 e outras normas de contabilidade aplicáveis.

Agora que você sabe da necessidade de preparar a sua companhia para se ajustar aos requisitos da IFRS 18, o que está esperando para dar o passo inicial? Precisando de ajuda, não deixe de buscar o suporte da Growin, que tem ampla expertise no assunto.

Você gostou deste artigo e quer saber mais sobre os serviços prestados pela Growin? Confira a nossa solução CFO as a service e veja como ela pode ajudar no sucesso do seu negócio!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Postagens recentes

Agende uma conversa

Na busca pela excelência financeira, somos mais que consultores: somos parceiros de confiança. Acreditamos que as empresas merecem soluções sob medida, adaptadas às suas necessidades específicas. O seu sucesso é o nosso maior impulso!

Fale com um Consultor

Entre em contato com GrowIN

Especialistas em gestão e finanças 

Links úteis

 @2023 Creative UP – Todos os direitos reservados