Serviços - Recorrência
Conselho Consultivo:
Estruturação de regimento e boas práticas de conselho
A implantação de Conselhos Consultivos é um serviço voltado para empresas que querem dar um salto em termos de maturidade de gestão, desenvolver e profissionalizar suas práticas internas de gestão e implantar um fórum estratégico estruturado na organização.
O que Oferecemos
Ensinamos a empresa a dar os primeiros passos na implementação de um Conselho Consultivo que irá orientar e apoiar os empresários periodicamente, trazendo uma visão externa das perspectivas da empresa. Desenvolvemos a documentação que institui e formaliza o Conselho (objetivos, papéis, deveres, regras, entre outros), levamos recomendações acerca dos perfis e formações que devem compor o Conselho Consultivo, estruturamos a pauta das reuniões, separando em termas essenciais e temas secundários e elaboramos modelos de apresentação de resultados e de plano de ação.
Benefícios
Maior imparcialidade do processo decisório
Muitas empresas, mesmo as de médio porte, ainda tomam decisões de forma intuitiva. Em empresas familiares ou mesmo em empresas formadas por laços de amizade, a existência de um conselho pode apoiar na tomada de decisões imparciais, tornando este processo mais estruturado e profissionalizado.
Visões complementares
Com o apoio de um Conselho Consultivo, o processo de tomada de decisões pode levar em consideração os conhecimentos e formações de uma equipe multidisciplinar, permitindo a ponderação de novos fatores, novos conhecimentos ou até mesmo de uma profissionalização do uso de dados internos.
Mitigação de riscos
A complementaridade de visões em um conselho consultivo permite que a empresa consiga equilibrar visões e formações distintas, além de ouvir profissionais gabaritados cujas vivências podem contribuir para a antecipação de riscos e o desenvolvimento de estratégias para minimizá-los.
Capacitação das lideranças internas
As lideranças internas de uma organização, ao terem contato com conselheiros experientes, podem desenvolver suas habilidades de liderança a acelerarem suas curvas de aprendizado em termos de conhecimentos em áreas como gestão e finanças.
Networking
A rede de contatos dos membros de um Conselho Consultivo pode viabilizar o acesso a novos conhecimentos, contatos ou até mesmo parcerias, desta forma ajudando a organização a se fortalecer.
Comprometimento com o resultado
A existência de um Conselho Consultivo leva as empresas a criarem rotinas e controles gerenciais a fim de prestar contas sobre os rumos da empresa. Desta maneira, o Conselho Consultivo leva a uma maior disciplina de gestão e a um comprometimento com o resultado do negócio.
Como Funciona
Sobre o Conselho:
Objetivos, deveres, competências
Sobre os Conselheiros:
Composição, deveres, atribuições, mandatos, remuneração
Sobre as Reuniões de Conselho:
Pauta, ata, plano de ação
Sobre Governança:
Características, desafios, modelos
Sobre os Rituais:
Definição de regras, responsabilidades e modelos utilizados
Conclusão
Todo empresário que tem real interesse em desenvolver o seu negócio deveria ter conselheiros que o orientassem e/ou oferecessem outra perspectiva de desafio organizacional, pois o envolvimento de um Conselho Consultivo pode trazer benefícios significativos para uma organização. Isso envolve desde a orientação estratégica e a consultoria especializada até a expansão da rede de contatos e a consolidação de práticas como a transparência e o profissionalismo na gestão interna. Ninguém sabe tudo, e o Conselho Consultivo contribui com conhecimentos e experiências, possibilitando que as organizações tomem decisões data-driven, enfrentem desafios a partir de uma perspectiva multidisciplinar e obtenham disciplina nas práticas internas de gestão e governança.
Em resumo, é um investimento no presente, mas também a longo prazo que contribui para a perenidade das organizações.